Back

Afinal, o que é esse tal de Express Entry?

Afinal, o que é esse tal de Express Entry?

Recentemente a mídia brasileira divulgou o número recorde de brasileiros imigrando para o Canadá como residentes permanentes, ao mesmo tempo em que o governo canadense divulga seu planejamento para aceitar mais imigrantes nos próximos três anos. O foco do governo é implementar melhores estratégias para selecionar cada vez mais profissionais qualificados e que atendam a crescente demanda canadense por esse perfil. Atualmente o modo de seleção é feito através do Express Entry. Mas o que é isso?

Em 2015, o governo canadense resolveu agrupar três de seus programas de seleção de profissionais qualificados (Economic Immigration Programs) numa plataforma única de gestão de candidatos: o Express Entry. Nesta plataforma, os candidatos recebem convites para aplicar para residência permanente pelo governo canadense ao nível federal ou provincial, conforme as necessidades econômicas do país ou da província. Algumas características tais como idade, nível de formação acadêmica, experiência profissional, domínio de inglês/francês, experiência no mercado canadense, entre outros, recebem pontos que somados geram um ranking. Imagine um grande banco de dados de currículos onde o governo federal e as províncias (exceto Quebec) selecionam aqueles que consideram mais aptos a imigrar conforme a pontuação que atingem. Para que um profissional possa entrar neste pool, ele precisa atender critérios mínimos de pelo menos um dos programas: Federal Skilled Worker Class (FSWC), Federal Skilled Trades Class (FSTC) e Canadian Experience Class (CEC). Cada programa atende um determinado perfil de trabalhador.

Periodicamente, o governo federal e as províncias emitem convites para estes candidatos, que tem um prazo para enviar documentação comprovando tudo que escreveram em seu perfil, assim como recursos financeiros, conforme o caso. Também faz parte deste processo aprovação em exame médico e coleta de biometria (para brasileiros a partir de janeiro/2019). Além disso, o Express Entry é uma fonte para que empregadores canadenses selecionem futuros empregados, criando um sistema interligado entre demanda econômica, uma qualificada mão de obra estrangeira e o governo.

Algumas pessoas já preenchem critérios para entrar neste pool, seja com pontuação competitiva, seja com pontuação mais baixa; outros, ainda não preenchem os critérios mínimos. Independente da fase que você se encontra, um plano de ação individualizado precisa ser elaborado e implementado após discussão das necessidades de cada um. O primeiro passo é com uma consultoria especializada que saiba identificar as peculiaridades de cada caso e ajudá-lo da melhor forma possível. A Time 4 Immigration existe justamente para poder cumprir este papel estratégico inicial e também auxiliá-lo durante toda a implementação do seu projeto em busca de uma melhor qualidade de vida no Canadá.

Escrito por Ana Luna, RCIC, MD (Brasil), LL.B (Brasil), MAS, PMP. Diretora executiva da Time 4 Immigration.

 

Fontes:

https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/corporate/publications-manuals/operational-bulletins-manuals/permanent-residence/express-entry.html

https://www.canada.ca/content/dam/ircc/migration/ircc/english/pdf/pub/dp-pm-2018-2019-eng.pdf

 

Importante: As informações contidas no texto estão atualizadas até 07 de Novembro de 2018. A Time 4 Immigration recomenda que os interessados busquem apenas fontes oficiais para se manterem atualizados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com