Back

Análise: Estudar no Canadá pode ser uma boa estratégia para imigração.

Análise: Estudar no Canadá pode ser uma boa estratégia para imigração

Como consultora de imigração, muitos clientes me perguntam se devem investir num curso de ensino superior no Canadá ou esperar obter a pontuação para imigrar permanecendo no Brasil. O imigrante que já obteve a residência permanente pode usufruir de vários benefícios que o status de estudante não confere, porém é preciso reconhecer que usar a via de estudo como trampolim para a imigração tem muitas vantagens. A seguir, eu listo três grandes razões para você considerar estudar no Canadá.

1) Melhor pontuação no Express Entry

Pela forma como o Express Entry está desenhado atualmente, a conclusão de curso pós-secundário no Canadá com no mínimo um ano de duração pode impactar direta e indiretamente na pontuação obtida. Além dos pontos adicionais conferidos no item D (Additional Points), estudar no Canadá aprimora o idioma. Consequentemente, um melhor resultado no teste de proficiência pode alavancar a pontuação no item C (Skill Transferability Factors). Esses pontos podem ser decisivos para receber o tal sonhado convite para imigrar.

2) Possibilidade de se qualificar pelo Canadian Experience Class (CEC)

Como explicado no meu texto anterior, que você pode ler aqui, o CEC é um dos programas gerenciados pelo Express Entry. Dependendo do curso e da instituição de ensino escolhidos, o cônjuge/companheiro do estudante pode receber um visto aberto para trabalho. Além disso, após a conclusão dos estudos o estudante pode aplicar para um visto de trabalho chamado Post-Graduation Work Permit (PGWP). A experiência de trabalho no Canadá pode levar o aplicante a preencher os critérios de elegibilidade do CEC, criando mais uma chance de receber um convite para imigrar.

3) Novas oportunidades pelos Processos Provinciais (PNP)

As províncias canadenses definem seus próprios critérios de seleção de imigrantes. Todas possuem uma categoria para estudantes que concluíram cursos pós-secundários no Canadá e/ou na província de escolha. O PNP pode ser combinado com o Express Entry onde os 600 pontos adicionados pela nomeação provincial garantem um convite na rodada seguinte. Além disso, os PNPs podem ser uma outra alternativa para os cônjuges/companheiros que estão trabalhando legalmente e recebem uma oferta de trabalho que preencha os requisitos já estabelecidos. Em outras palavras, estudar no Canadá pode criar oportunidades de elegibilidade em programas provinciais tanto para o estudante ao concluir seu curso pós-secundário, quanto ao cônjuge que está trabalhando, podendo ser combinado, ou não, com o Express Entry.

A lista não se esgota, pois estudar no Canadá abre possibilidade de experimentar a cultura canadense, de aumentar o networking profissional, de melhorar o currículo, de encurtar o tempo até a cidadania canadense, de possibilitar seus filhos de estudarem em escolas gratuitamente, entre tantas outras vantagens. A definição do curso e da instituição de ensino, assim como a estratégia a ser adotada para imigrar, são essenciais para que todas as aplicações até a residência permanente sejam aprovadas e o planejamento ocorra sem sustos. Sim, são muitos detalhes que precisam ser analisados em conjunto, por profissionais que entendam cada aspecto deste projeto. A Time 4 Immigration possui profissionais com expertise em várias áreas do conhecimento, que quando combinados, fazem a grande diferença na vida das pessoas.

Escrito por Ana Luna, RCIC, MD (Brasil), LL.B (Brasil), MAS, PMP. International Student Counsellor pelo ICEF e Diretora Executiva da Time 4 Immigration.

 

Importante: As informações contidas no texto estão atualizadas até 22 de Novembro de 2018. A Time 4 Immigration recomenda que os interessados busquem apenas fontes oficiais para se manterem atualizados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com