Back

Médicos: Como a mudança nas provas do MCC pode impactar seu planejamento de imigração?

Médicos: Como a mudança nas provas do MCC pode impactar seu planejamento de imigração?

O Medical Council of Canada (MCC) é o órgão canadense responsável por testar o conhecimento médico daqueles que desejam exercer a Medicina no Canadá, seja dos que concluíram sua graduação no Canadá quanto daqueles que o fizeram no exterior. A aprovação nas provas não confere a licença para a prática da Medicina, mas é um dos requerimentos exigido pelo College of Physicians and Surgeons das províncias no momento que este lhe conferir sua licença médica independente.

A partir de 2018, o MCC mudou o formato de suas provas. O MCCEE (Medical Council of Canada Evaluating Examination) foi extinto, com a aplicação da última prova em novembro de 2018, mas com inscrições já encerradas. O MCCQE1 (Medical Council of Canada Qualifying Examination Part 1) passa a ser oferecido internacionalmente a partir de abril/maio de 2019 e com mais opções durante o ano. As inscrições estarão abertas a partir de dezembro de 2018. Apesar de ainda não ter sido liberada a lista de países onde a prova pode ser realizada, o Brasil deve estar na lista, pois era um dos países escolhidos para a realização do MCCEE antes da sua extinção. O Prometrics continua sendo a empresa escolhida pelo MCC para a aplicação da prova.

O MCCQ1 é uma prova realizada num computador que consiste de duas partes: pela manhã, 210 questões de múltipla escolha com duração de 4 horas, e à tarde, 38 casos clínicos com duração de 3 horas e meia onde é preciso tomar decisões de conduta, em respostas curtas ou selecionando a partir de uma lista pré-determinada. Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Preventiva, Ética Médica e Psiquiatria são as áreas testadas, porém aspectos psicossociais, promoção de saúde e prevenção de doenças passam a ter uma importância ainda maior.

Para aqueles que estão se preparando para as provas, a extinção do MCC impacta positivamente no seu bolso, pois é menos uma inscrição a ser paga. A aplicação do MCCQ1 no exterior também leva a uma economia com bilhetes aéreos e hospedagens – anteriormente a prova só podia ser realizada no Canadá – e também favorece àqueles candidatos que optam por iniciar sua preparação do Brasil. Por outro lado, o status do candidato no Canadá impacta para a aplicação de uma vaga para residência médica em uma das províncias e territórios canadenses. Ainda que o candidato tenha sido aprovado em todas as provas exigidas, no momento da aplicação para a residência médica, o candidato precisa ter o status de residente permanente ou cidadão canadense.

Por causa desta combinação de fatores, a Time 4 Immigration analisa ambos os aspectos, caminhos para validação e caminhos para a imigração, num mesmo momento por uma profissional que tenha conhecimento técnico de ambos os processos e seja legalmente habilitada a ser consultora de imigração. O primeiro passo não é aplicar para residência permanente ou para a prova do MCCQ1, mas sim entender ambos os processos para que as decisões sejam mais conscientes e as estratégias traçadas, mais custo-efetivas. Ficou interessado? Visite nossa página www.time4immigration.com ou agende sua consulta através do e-mail solutions@time4immigration.com.

Fonte: https://mcc.ca/

Escrito por Ana Luna, RCIC, MD (Brasil), LL.B (Brasil), MAS, PMP

Importante: As informações contidas no texto estão atualizadas até 31 de outubro de 2018. A Time 4 Immigration recomenda que os interessados busquem apenas fontes oficiais para se manterem atualizados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com